terça-feira, 27 de agosto de 2013

Marcelo Motta e Krishna


Comentário de um texto de Marcelo Motta em que cita Krishna. Enviado p/a lista de discussão [livro_das_mentiras] em 2001:


××××××××××××××××××××××××××××××××××××××××××

×× 93 ---- IO Pandaemonaeon ---- 696 ××
×× ? Zazaz Zazaz Nastatana Zazaz ! ××
××××××××××××××××××××××××××××××××××××××××××

Saudações Sinistrae a todos da Lista!

> O Cristianismo começou há muitos milhares de anos na Ásia, com um grande homem hindu chamado Krishna que foi assassinado por um rei malvado.

Essa frase contêm um erro grave cometido pelo Motta. Krishna nunca foi hindu. A palavra hindu até onde eu sei é uma palavra pejorativa inventada pelos muçulmanos durante a sua invasão a Índia  Antes disso as pessoas se referiam a sua religião como Sanatana-Dharma, ou religião eterna.

> Quando Krishna morreu, alguma coisa sobreviveu à sua morte. Agora, ninguém sabe ao certo o que sobreviveu, e é mentira dizer que Krishna "ressuscitou"; mas os amigos e discípulos de Krishna sentiram, em seus corações e em suas mentes, que alguma coisa essencial da individualidade de Krishna ainda vivia
dentro deles, e tentava ser tão amiga deles (e tão crítica dos defeitos deles) quanto Krishna tinha sido enquanto vivo. Esses amigos e discípulos de Krishna concluíram, dessa experiência, que a morte não é o fim da vida, mas uma mudança de forma de vida - pelo menos, para gente como Krishna. Portanto eles tentaram explicar para todo mundo que esta verdade que eles tinham descoberto a respeito de Krishna talvez fosse verdade a respeito de todo mundo, e que uma mulher ou um homem que quisesse poderia cultivar em sua alma o tipo de qualidades que talvez sobrevivam à nossa morte e sejam úteis aos nossos amigos. (N.E.2)

Aqui acontece outra falha de entendimento do Motta. Krishna não morre pq a alma é eterna. Mas ele não é simplesmente uma alma espiritual (jiva), ele é a Superalma (Paramatman) q está dentro da essência de todo ser. Sendo assim ele não está preso ao circulo de nascimento e mortes (samsara). Segundo o Gaudya Vaishnavismo (conhecido popularmente como Hare Krishna), Krishna ainda possui muitos avatares, entre eles Cristo e Buddha.

_______________________________
>
> (N.E.2) Alertamos leitores de mentes imaginativas e prurientes que o mencionado aqui não está se referindo de maneira alguma às idiotices "kardecistas" e afins, que "brincam" com a sujeira de "cascões" dos mortos, ou vice-versa, senão veja-se o que se diz a seguir.
>
> ________________________________
>
> Você precisa compreender que isso não era apenas "filosofia" ou "teologia": isso era um fato, experimentado pelos amigos de Krishna em seus próprios seres interiores. Eles saíram pelo mundo conhecido espalhando esta, que eles consideraram uma boa nova, a qualquer pessoa disposta a ouvi-los; e se surpreenderam ao descobrir que muitas outras nações tinham tido a mesma experiência: algum grande homem ou mulher morrera e, no entanto, alguma coisa da individualidade deles parecera sobreviver em algum lugar (uma quarta dimensão, se você quiser), e inspirar seus amigos quando necessário. Portanto a experiência não era incomum! Nesse caso, ela podia ser estudada cientificamente.

Esses fatos ocorridos se devem ao fato da religião original ser o sanatana-dharma q segundo os Vedas se espalhou dos planetas celestiais até o nosso mundo através das Eras (yugas). Hoje por vivermos na mais degradada das Eras, a Kali Yuga, Era da hipocrisia e desavenças, as pessoas não conseguem gravar o conhecimento todo na mente. Por isso q na Kali Yuga surgiram as escrituras védicas, q foram compiladas a afim de q seguíssemos corretamente o dharma.

Dessas escrituras a mais importante p/os devotos de Krishna é o Bhagavad-Gita, q é um trecho do Mahabharata em q Krishna explica todo o processo da yoga a Arjuna, seu discípulo. Através desse livro podemos entender o q é alma, reencarnação, yoga, energia ilusória (maya), entre outros.

Eu sugiro a todos a leitura desse livro, e se possivel tb escutem a musica Gita do Raul Seixas. Tem tudo a ver ;)

Haribol!

Abraços,
Fr.'.Cognatus

Publicado no blog PanDaemonAeon no dia do aparecimento (aniversário) de Krishna em 28/08/13. 
Para saber mais sobre isso clique em: A Celebração do Aniversário do Senhor Sri Krsna


Nenhum comentário:

Postar um comentário