quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O ego oculto enganador


É um indício do estado lastimável de muitos caminhos ocultos - e das pessoas que o seguem - que há uma abundancia de desinformação, enganação, mistificação e cultivação de egos.

Considerando um caso típico: um homem jovem desenvolve um interesse nas artes ocultas, e avidamente procura informação e contatos. Livros e artigos são lidos, os contatos são feitos e talvez se junte a um grupo ou três. Logo, o homem jovem é parte da ´cena oculta´ e uma dessas três coisas geralmente ocorre: (1) ele aceita algum sistema ou pessoa, por um tempo e ele tenta seguir o que é esperado - então, depois de algum trabalho ´prático´, decide que isso não é o correto para ele e passa para outro sistema ou pessoa; (2) depois de um tempo quando ele acredita que alcançou seu objetivo (e portanto é um ´adepto´ ou ´Mestre` ou o que seja)  - geralmente depois de realizar alguns poucos rituais e um monte de conversa e encontro com outros; (3) após um curto período ou intermediário de cultivo e bajulação dos outros (e portanto auxiliando em suas intermináveis campanhas para ´salvar´ suas próprias reputações ao tentar descreditar outros via rumores e assim por diante), ele estabelece uma identidade para si próprio - exagerando suas próprias conquistas, conhecimento e contatos. Em resumo, ele é a perpetuação de valores e características do velho Aeon - contra o que o ocultismo em geral é suposto de estar alcançando.

Duas coisas são envolvidas nesse processo: o desejo (na maioria inconsciente e natural) de auto importância e auto delusão. Parte dessa auto delusão ocorre por causa da ´intelectualização do oculto´ - há muita conversa, muita aceitação do que os outros dizem (particularmente sobre os outros) sem conhecimento de primeira-mão, muita teoria e demasiada dominação do ego onde ´esperteza´ (particularmente nas palavras) é avaliado acima da experiência prática. Muita preocupação com o ´passado´ de alguém.

O resultado é quase inevitável (e uma perda de potencial do ocultismo) - o homem jovem não alcança um progresso real, nenhum insight real, nenhuma habilidade oculta real. Ele se tornou infectado com a ´doença oculta´. Ao invés de ir para dentro, para o selvagem, para perder todas as ilusões e desilusões e começar o caminho solitário e difícil para se tornar um Adepto pelo trabalho prático, onde a camaradagem de estar no ´conhecido´, de ´ser aceito´ ou trabalhar (na maioria de maneira intelectual ou pseudo intelectual) em um certo ´nicho´ e portanto se tornando auto satisfeito de uma maneira confortável. O oculto, portanto se torna um ´hábito´ ou um interesse - uma fonte de se auto parabenizar (talvez até mesmo de fonte de renda) e um lugar onde um ´papel´ é obtido e vivido. Pode se até realizar algum trabalho ´prático´ - mas o resultado final é a alienação ocultista tão familiar do passado recente e presente: comparecer a encontros (ou mais moderno, ´simpósio´ ou ´conferencias´), procurar por e espalhar boatos e rumores, escrever artigos e livros diletantes pseudo intelectuais (e talvez até mesmo editar uma revista) não de experiência direta, mas ao invés disso de ouvir dizer, de sua própria opinião e de aridez intelectual e esperteza. Ou, talvez ainda um plagiador desfrutando um sucesso exclusivo em seu grupo e da bajulação de amadores - ou um ´mestre/adepto´ auto eleito que pode precisar da mística de uma organização para mascarar sua falta de caráter ou carisma ou que pode estar tão auto deludido que ele realmente acredita que alcançou seu objetivo. E então novamente, nosso homem jovem pode se tornar uma dessas muitas falhas que circulam por aí na ´cena ocultista´- flertando de um grupo a outro, um ´mestre´ a outro, e falando, adorando (ambos ´deuses´ e ´mestres´) e falando novamente e acumulando uma massa de informação inútil, ´conhecimento´ e ´graus/graduações´


Apesar do interesse em anos recentes nas técnicas ou caminhos do ocultismo – apesar de todas as muitas palavras que foram escritas e faladas – houve pouco ou nenhuma conquista no nível pessoal: não houve aumento no número dos poucos adeptos que existem. Ao invés disso, quase o oposto ocorreu - um aumento na auto delusão, em glorificar o ego a custa de ganhar insight; um afastar da experiência efetiva para a glorificação da busca de sensações enfadonhas, intelectual e ´sem direção´, experiência de ´expansão mental`, temporária. Em resumo, houve menos verdadeira autodisciplina e mais estupidez e estimulação baseada no ego. O grau de adepto, e a sabedoria que reside além disso, é obtido por um processo difícil e vagaroso que requere auto disciplina e auto superação das dificuldades. Não há caminho que não tenha dificuldades e que não seja solitário - que não requer o descartar de todos esses adereços que muitos precisam para sobreviver: um dogma, amigos, ideias, companheiros, amantes, segurança material, ´mestres´... Não há poção para obter que quando bebida irá repetidamente dar insight ou sabedoria, nenhuma revelação repentina - de deus ou mortal - que irá insinuar sabedoria, nenhuma técnica para ser usada algumas poucas vezes na semana, nenhum ritual ou rituais que irá dar personalidade ou caráter ou autodesenvolvimento.


Esse processo requer anos e envolve certas maneiras de viver - e geralmente uma certa guia. Também requer o desejo de alcançar o objetivo, não desistir quando as coisas se tornarem difíceis ou confusas – uma persistência  para seguir o caminho escolhido até o fim.

O conhecimento oculto e o insight do individuo é demonstrado na maioria das vezes por seu comportamento - pela maneira que ele se relaciona com os outros. Mas esse comportamento não é a pretensão de algum ´papel´ (tal como de ´mestre´ ou ´guru´ ou o que seja) - ao invés disso, é genuíno e espontâneo, cheio de caráter individual: não é uma simulação nem uma pretensão. Isso é porque o conhecimento real e o insight está dentro, adquirido da experiência. Onde há uma falta de conhecimento real e falta de insight, há pretensão, artificio, a síndrome de "Eu devo preservar meu próprio ego por colocar os outros para baixo todos os outros", e o gargalhar inebriado do indisciplinado, maquina de discussão, constrangido. 

Nosso homem jovem irá fazer bem ao tentar encontrar uma guia de individuo que possua insight - e estar preparado para uma jornada longa e dura. Talvez então, em tempo um novo adepto irá surgir, e o ´Novo Aeon´ será trazido um pouco mais próximo.

Anton Long
Tradução: AShTarot Cognatus



- Ordem dos Nove Ângulos -

Nenhum comentário:

Postar um comentário