segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

ZUVUYA - Um estudo de Aeonicas


Na cosmologia védica hindu, nosso período atual é a Kali Yuga ou era final onde o caos reina - certamente esse parece ser o caso - apesar que isso se segue com o retorno da nova era dourada de acordo com suas crenças. Inevitavelmente eu suponho, apesar que eu suspeito que ainda um monte de morte e destruição necessite ocorrer antes que possamos ver esse novo alvorecer glorioso.

A concepção hindu dos ciclos de tempo é inacreditavelmente vasta. Uma única yuga é considerada durar 24.000 anos ou mais - um ciclo total de predecessão dos equinócios - e tudo isso não passa de um piscar de olhos de Shiva. Quando Seu terceiro olho abrir, aparentemente o mundo fenomenal irá totalmente desaparecer de volta ao grande vazio - a yoni cósmica de Kali, o "ventre da grande mãe" dos mayas, a fenda escura da via láctea?

Mas deixe-nos mover agora do vasto circuito de tempo que os indianos chamam de yugas para talvez um modelo mais fácil de compreender sobre as eras, que no ocidente nós chamamos de Aeons. Um Aeon é um conceito ocidental de um era ou um longo período de tempo, geralmente por volta de 2000 anos. Nesse século houveram várias especulações sobre o significado desse aeon. Vários modelos e formulas aeonicas foram projetados não só para mapear o progresso dos aeons, mas também os padrões do passado em especular o futuro do nosso planeta e nossas especies nos aeons que virão.

Quando o presságio do segundo milênio que estamos adentrando levantou sua cabeça, seguida por uma próxima sucessão pela 'mudança de paradigma' de 2012, muitas teorias surgiram em abundancia sobre o futuro da humanidade. Ambos desses ápices aeonicos passaram sem catástrofe - pelo menos não nas datas atuais profetizadas (2000 e 2012), mas vários desastres 'naturais' ocorreram em um breve período entre esses marcos de ansiedade e esperança global: uma inundação de terremotos e tsunamis que foram pelo menos parcialmente repercussões de uma interferência humana nos ciclos e ritmos terrenos, ao invés de ser somente expressões de tais. O desastre de Fukushima no Japão destacou definitivamente a infraestrutura ténue das nossas civilizações, enquanto o 'desastre natural' inicial de terremotos logo foram reduzidos pelo perigo de radiação das bases nucleares que foram devastadas. Enquanto que isso acordou alguns poucos milhões de pessoas para a realidade de tais perigos óbvios e o Japão parou de usar energia nuclear, o governo do Estados Unidos respondeu que suas bases nucleares são 'seguras' (mesmo as que foram construídas nas falhas geológicas da Califórnia) e depois de alguns meses em que as pessoas temiam o que era o inicio do fim, a vida voltou ao normal para maioria.

Nós iremos sofrer o apocalipse de proporções bíblicas, nossa ecosfera em colapso enquanto nós consumimos os recursos cada vez menores da Terra, ou essa mesma tecnologia avançada que nos trouxe a beira da auto-destruição pode nos salvar, ou ao menos permitir que nós escapemos para outro planeta/ sistema solar / dimensão? Ou nossa salvação está na rápida evolução espiritual? Portanto eu penso que somente uma combinação pode evitar um desastre para humanidade, uma vez que nossos avanços tecnológicos ultrapassam nosso avanços espirituais, o que causou muitos problemas. Nessa era de mudança acelerada e impedimento de um desastre potencial, vários paradigmas estão sendo apresentados.

Um desses paradigmas é o aparecimento da 'Era do Quantum'. Essa teoria - que há muitas realidades diferentes criadas por muitas perspectivas diferentes - explica a proliferação de diferentes teorias aeonicas. Entretanto nesse 'aeon de aeonicas', há linhas de relação e uma estranha consistência de visão por detrás, se alguém olhar além das diferenças externas aparentes dos pontos de vista.

Ao invés de somente apresentar mais uma visão eclética pessoal, meu objetivo nas seguintes páginas é mostrar como diferente formulas aeonicas de vários indivíduos, seitas e culturas estão entrelaçadas; para formar uma visão coletiva total de onde nós estávamos, onde nós estamos e para onde nós estamos indo.

Nós vivemos em um tempo de diversidade cultural, e também unificação global. Essa tem sido chamada a 'Era da Informação'. Nunca antes uma vasta variedade de informação esteve disponível tal como agora pelas redes de comunicações modernas. Nós temos acessos a todas as culturas, todas as raças, todos os lugares. Enquanto que a profundidade e as sutilizas do contato direto podem geralmente ser perdido através de tais grandes distancias ou conexões virtuais, ela permite uma visão geral de diferentes paradigmas culturais e sub-culturais como nunca antes. Combinado com o aumento de meios para viagens físicas ao redor do planeta, essas novas tecnologias de comunicação permitem o entrelaçamento e a fusão de diferente culturas. Ainda que infelizmente a mentalidade de monocultura materialista consumista de produção em massa ocidental ainda seja dominante, há por de trás dela uma cultura global emergente. Isso é evidente na juventude de hoje em dia, que aparentemente está fazendo uma mudança gradual da 'Geração X' hedonista que não se preocupa com nada, em uma aceitação e integração de uma multidão de diferentes aspectos culturais.

Há uma profecia indígena Hopi que está relacionada a essa cultura emergente planetária. No meio de várias outras profecias que foram evidentemente cumpridas - tais como 'cavalos de ferro' e as 'teias de aranha que se estendem pelo céu' de tais tecnologias mencionadas acima - nessa passagem:

'Quando a terra estiver doente e os animais tiverem desaparecido, haverá uma nova tribo formada de todas as culturas e todas as raças, para curar a terra. Essa tribo deverá ser chamada os 'Guerreiros dos Arco-Íris'.

Essa profecia foi orgulhosamente abraçada pela contra-cultura dos anos sessenta e setenta, os beatniks, os hippies e as crianças-flores com seus vestidos coloridos que foi o inicio do movimento moderno de ecologia. Como a situação ecológica se tornou mais urgente, mais defensores mainstream do meio-ambiente também começaram a se proliferar, enquanto novas subculturas hibridas também se proliferam com alternativas a cobiça dos consumidores e o marketing de massa.

Depois dos hippies se seguiram os punks, reagindo contra o idealismo e vibrações de paz e amor 'dando a outra face' com uma agressão reacionária e energética para ajudar a quebrar as estruturas do controle politico e social.

O entusiasmo jovial e a rebelião de tais movimentos resume o conceito de Crowley desse ser o 'Aeon de Hórus' - pois Hórus/Heru é o 'Senhor da força e fogo' e um Deus-criança. Mas esse tipo de atitude punk se deixada desapercebida e desequilibrada pode somente espalhar o caos entropico ou meramente substituir o pai com o filho que cresce para fazer os mesmos erros e causar os mesmos problemas patriarcais.
É aqui que entra Maat: a deusa da justiça, seu simbolo são as balanças. Ela é a força equilibradora que nós precisamos evocar, e o relacionamento dela com Hórus, para formar uma dupla-corrente no nosso Aeon será examinado breviamente...

É de vital importância que a profecia Hopi dos guerreiros do arco-íris seja mantida no que realmente ela significa - unidade na diversidade, e aceitação. Há certos indivíduos e grupos que gostariam de pensar que eles são O povo do arco-íris e na realidade se tornaram de mente fechada, incapazes de aceitar quem não abraça seus dogmas nova era ou quem oferece novas perspectivas alternativas.

O movimento Rainbow (arco-íris) tem demonstrado que ainda é possível viver em harmonia com a terra e uns com os outros. Rainbow Gatherings (encontros do movimento Rainbow) ao redor do mundo continuam a acontecer, livre da sociedade 'normal' e vivendo uma democracia idealista e ainda efetiva de 'consenso total'. Entretanto, nós precisamos expandir para estabelecer mais comunidades auto-sustentáveis de longa duração.

Essa profecia Hopi é também chamada 'a décima terceira tribo', sendo uma nova tribo global que emerge da união das 'doze tribos' ou raças-raiz da humanidade. Essas 'doze tribos' também existem na Bíblia, cuja profecias trazem uma afinidade estranha com muita das profecias Hopi. Enquanto a a bíblia não faz nenhuma referencia a uma décima terceira tribo - e ainda a religião patriarcal cristã é responsável por marcar o treze como um número do 'azar' por causa de sua relação com os círculos femininos/lunar - e é interessante notarmos que com seus doze discípulos Jesus se torna o décimo terceiro.

Eu tive uma visão intensa de um tear de chakra em grupo relacionada a ideia de uma décima terceira tribo, que simbolicamente une muitos dos paradigmas culturais e correntes aeonicas discutidas aqui. Foi manifestado como o tear da décima terceira tribo.

A regra de 'sem eletricidade' em muitos 'Rainbow Gatherings' fazem uma quebra renovadora na sociedade orientada por aparelhos em que muito de nós vivemos; mas alternativas de longo termo também devem ser solicitadas - novas tecnologias limpas que trabalham junto com a biosfera da terra, ao invés de contra ela. Isso está começando a acontecer. A tecnologia digital está mais refinada e amigável ecologicamente que os monstros toscos da era industrial, e a informação eletrônica reduz a necessidade de papel das árvores.
É muito tarde para voltar a trás para uma era sem tecnologia moderna. Enquanto aprender a viver simplesmente na terra desligados, sem depender de aparelhos, é um processo vital - especialmente se nossa sociedade tecnológica entrar em colapso ou auto-destruição - nós também precisamos nos mover adiante em harmonia tecnológica com nosso meio-ambiente. É a atitude de humanos, a cobiça e a exploração, que nos coloca em perigo ao invés de ferramentas. Nós devemos pensar mais sobre o que nos fazemos, e criar de acordo, ao invés de se apressar ambição cega e linear a curto prazo.

No 'Fator Maya' (Editora Cultrix., ed. 8, 2009) Jose Arguelles escreve sobre ir 'além da tecnologia' afirmando corretamente que "o conforto tecnológico do século 20... é um encerramento dos campos dos sentidos e um estreitamento de percepções... tal como um animal preso sufocado com seus próprios excrementos."

Tecnologia também está fazendo muitas coisas maravilhosas para nós e nosso planeta; oferecendo desenvolvimentos incríveis na ciência medica e comunicações globais. Descobertas recentes na bioengenharia genética e nanotecnologia, sugerem que esse campo irá avançar nos próximos dez anos na mesma proporção que tecnologia de computadores avançou nos últimos dez anos ou talvez até mais rápido, oferecendo possibilidades em que a ciência poderá redefinir nossa própria carne e formas, mais cedo do que nos imaginamos. Eu acredito que nós podemos nos mover através da tecnologia para o próximo paradigma, nossa tecnologia irá se desenvolver até nós criarmos praticamente qualquer realidade física que nos desejarmos. No ponto em que nós realizarmos esse potencial infinito, cada vez mais pessoas irão se tornar consciente de nossa própria divindade inerente e realizar que nós não precisamos de nenhuma ferramenta para isso: 'tecnologia' se tornará obsoleta quando nós transcendermos o paradigma materialista-cientifico via sua ultra-manifestação enredado com nosso próprio DNA nos trazendo de volta para nosso próprio poder do DNA latente (e o vasto 'junk DNA/Matéria Negra' que não usamos)

O único verdadeiro bloqueio para esse potencial é o abuso da tecnologia, pois seu desenvolvimento aparenta estar atualmente focado em lucro a curto-prazo de produzir 'criaturas de conforto' para nos isolar dos problemas de nosso mundo e cultura, ao invés de lidar com eles. A mudança envolve um aumento de conscientização da teia da vida, da interconexão delicada e sutil entre todos os seres - os humanos como animais, outros animais, plantas e minerais.

Arguelles também fala do uso da rede global de computadores e templos radiosonicos de sons harmônicos (a antiga dança de transe a noite toda revivida através dos festivais 'techno' - mesmo os encontros mais mainstream tem um vago sentido de ritualismo a respeito deles) - alguma profecias desde que 'O fator maya' foi publicado, se manifestaram.

Enquanto que algumas interpretações pessoais e projeções do Arguelles foram talvez super-otimistas e imprecisas, suas premissas básicas aparentam ser bastante sólidas. Ele viu na cultura Maya, a incrível civilização avançada que eles foram, fazendo gráficos de movimentos astronômicos e círculos do tempo com uma precisão igual a providenciada pelos nossos instrumentos modernos. Seus calendários foram além do simples mapear das maquinações físicas do sistema solar, nos mostrando como a informação viaja de Hunab Ku, o centro galáxia, até nós via nosso sol.

Um sacerdote Maya moderno, Hunbatz Men, afirma no seu livro 'O Maya: ciência/religião' que para a antiga cultura Maya não havia diferença entre a ciência/tecnologia e magia/religião. Mitos são matemática, cada número sendo um simbolo metafórico importante ao invés de ser somente um meio de cálculo. De maneira similar, na tradição esotérica ocidental da Qabalah, números tem seu significado além da capacidade de um mero instrumento de medida. Os valores simbólicos dos sephiroth são de fato, extramente similares a numerologia Maya de 1-13 como descritos no livro do Arguelles.

A divisão entre ciência e magia, começando com a 'era da razão', quando a industria e a 'racionalidade' começaram suas investidas, que tem sido amplamente responsáveis pela atual crise planetária. A praticabilidade material sacrificou a estética e a mitologia na busca pelo conforto mundano e a conformidade. Mas gradualmente essa dualidade está sendo transcendida. A 'Ciência' está começando a reconhecer as possibilidades que tem sido conhecidas no mundo da magia há um longo tempo.
A física quântica, a teoria do caos e similares, permitem os fatores aleatórios e saltos de perspectiva que ficaram confinados por um longo tempo nos reinos do misticismo. De maneira similar, a magia tem se tornado mais 'cientifica', redefinindo sua metodologia, abraçando o paradigma quântico/do caos, e vêm empregando a tecnologia moderna como uma outra ferramenta mágicka. No atual estado de nossa divisão prolongada é difícil apreciar totalmente essa síntese. Talvez nossa tecnologia irá se desenvolver a tal ponto onde possamos manipular a matéria quase que instantaneamente com a magia de nossas mentes.

"Qualquer tecnologia avançada o suficiente é indistinguível da magia"
-Arthur C. Clarke

Continua...

Escrito por Orryelle Bascule-Defenestrate
Tradução: 
AShTarot Cognatus

Nenhum comentário:

Postar um comentário