terça-feira, 26 de setembro de 2017

Manipulação I - Temas sinistros

Manipulação I 
Temas sinistros 
ONA 1990 ev



           Trata-se de um fato na magia sinistra externa, a necessidade da manipulação. Há a manipulação de formas, imagens e energias mágickas, bem como uma manipulação direta e indireta de pessoas. 
          A manipulação de pessoas pode surgir de muitos fatores e ser realizada por muitos motivos. Inicialmente, ela é geralmente feita pelos Iniciados que desejam se deleitar com a sensação de que tal manipulação pode trazer, e que muitas vezes traz - uma sensação de poder e reforço do ego: ela cria um senso de autoidentidade e propósito, aumentando a “posição” do Satanista/Mago Negro. 

          Além disso, há o uso pelo Adepto Externo de diversos papéis - como um Sacerdote ou Sacerdotisa - que por sua natureza envolve determinadas porções de manipulação de terceiros, por exemplo, na execução de um Templo ou grupo. A experiência traz habilidade - uma aprendizagem através dos erros e, portanto, uma abordagem mais sutil. Em vez do confronto direto, há um "fluir com" outra(s) pessoa(s) e um hábil redirecionamento deles: ou seja, elas acreditam que estão agindo livremente, ao invés de estar sendo manipuladas. Após o estágio de Adepto Externo, pode haver o uso de tais habilidades conforme o wyrd do Adepto (consulte o Apêndice). 
           O que todos os níveis têm em comum é a aceitação da crença de que o Iniciado mágicko é superior ao não-Iniciado: que os outros podem ser usados para alcançar objetivos pessoais/mágickos. Logicamente, no início esse sentimento de superioridade pode ser infundado e mal colocado - por ser decorrente de uma simples arrogância e auto-ilusão. No entanto, se o Iniciado realmente aprende e segue o difícil caminho de magia interna, isso se tornará realidade, o Adepto Externo tendo adquirido a habilidade e começado o processo de desenvolvimento do caráter: que o distingue dos meros mortais. Além disso, determinadas habilidades serão desenvolvidas (algumas conectadas com o ‘Oculto’) e surge um  grande potencial - criando um novo indivíduo a partir do pré-Iniciado. 
       
          O pós-Iniciado perceberá a compreensão bastante limitada da maioria e a verá como sendo influenciada por todos os tipos de influências externas e inconscientes: em suma, compreenderá que essas pessoas não são realmente livres. Elas serão vistas como dirigidas e controladas de diversas formas por diferentes meios - por forças arquetípicas dentro de sua própria psique, direta ou indiretamente por terceiros e por ideias/formas/instituições/ideologias, bem como pelos diversos padrões de energias psíquicas assumidos (um deles é o éthos da cultura/civilização a qual pertencem).           
          Para o Iniciado sinistro isso será esclarecedor e muito útil, pois fornece oportunidades para experimentação e auto-aprendizagem, como por exemplo, administrar um Templo. 
          Não há nenhuma moralidade aqui - apenas o juízo de experiência: a maioria das pessoas não é conscientemente ou esotericamente bem desenvolvida. Na verdade, ainda é bastante primitiva. O iniciado assume uma visão desapaixonada - ainda que haverá vezes em que o seu envolvimento direto irá levá-lo ao comprometimento/envolvimento emocional, conduzindo a um auto-aprendizado a partir dessa(s) experiências, como deve ser no progresso do Iniciado em relação aos outros Graus. No entanto, inicialmente, os outros são vistos como meios. 

          Gradualmente, há um distanciamento - do envolvimento pessoal e direto para um mais indireto e mágicko: uma internalização. Isso traz a consciência da psique do próprio Iniciado e, assim, a real compreensão. Pode haver, e na maior parte ainda há, a manipulação de terceiros - mas isso evolui do aleatório para o direcionado, centrado no que o Iniciado acredita como sendo seu próprio destino em termos mágickos. O mesmo se aplica na manipulação de energias mágickas - há primeiro uma evolução do tipo externa não-direcionada (que muitas vezes surge a partir do inconsciente - ou seja, que não foi compreendida conscientemente) para o tipo interna como um processo da magia interna, e então novamente para o tipo externa em uma forma direcionada, a direção surge a partir dos objetivos mágickos estabelecidos para aqueles envolvidos no percorrimento do caminho sinistro. Em suma, há uma consciência desse equilíbrio que também é muito importante para um Adepto genuíno. 
          Esse equilíbrio - para um Adepto Externo - é expresso na compreensão, a partir da experiência [ou seja, não "de aprendizado em livros"], de que magia como uma forma direcionada nem sempre é causal quando usado para assistir o indivíduo externamente (e, às vezes, internamente) - ou seja, envolve outros fatores que o indivíduo, no momento do trabalho/ritual, pode não estar ciente ou no controle. Resumidamente, a ilusão de ter alcançado o controle/domínio de todas as formas mágickas através de técnicas, é perdida. Um dos fatores envolvidos é o wyrd do indivíduo; outro é o wyrd do Aeon; e ainda outro - e talvez o mais importante para a compreensão do indivíduo, é a natureza da própria magia: ninguém que não tenha transcendido o abismo pode direcionar ou controlar de uma forma causal todas as formas divergentes de qualquer energia mágicka assumida no causal. No entanto, muitas vezes a maioria das divergências passam desapercebidas quando a “magia prática” é executada, pois a escala de tempo dessas divergências não é o mesmo que o dos efeitos ou de quando é notado pelos Iniciados/Adeptos Externos e na maioria das vezes é o que considerado “sucesso/fracasso” do trabalho. Algumas dessas divergências não representam, ou podem não representar, nenhuma consequência para o indivíduo que conduziu o trabalho - ou seja, podem não produzir efeitos externos discerníveis - e mesmo no caso de representarem alguma consequência, o Iniciado/Adepto Externo as ignoras ou as toma como outras formas temporárias. O reconhecimento ou sensibilidade dessas divergências inicia o processo que conduz o Adepto de Externo para Interno: novamente, a experiência prática é o mestre. Deve ser óbvio que a consequência (seja percebida ou não) é efeito dessas mudanças acausais sobre o indivíduo devido ao a) wyrd desse indivíduo e/ou b) wyrd do Aeon. 

          Essa é a curva de aprendizado que os trabalhos mágickos transmitem. Em um sentido, cada Ritual de Grau e as experiências associadas transmitem mais habilidade para apreender e assim controlar as manifestações causais - proporcionam mais habilidade na manipulação mágicka e de pessoas (há um estágio onde os dois são vistos como sendo a mesma coisa), bem como traz a consciência de efeitos causais além da escala de tempo do trabalho e seus desejos/resultados. 
          
          A compreensão dos limites (bem, alguns deles!) ocorre frequentemente após o rito dos Nove Ângulos solitário de um Adepto Externo - primeiramente, intuitivamente, e depois de forma mais consciente. Isso inicia o processo de consolidação e leva a promoção de uma auto-percepção, retorno da auto-ilusão, ou rejeição da mágicka e da busca. Por isso, em essência, o rito solitário é uma amostra do caos do abismo - a energia acausal não-direcionada, os efeitos [ou seja, que resultam do presenciamento no causal [”na terra”]) que em sua maioria são imprevistos e muitas vezes indesejados, o ritual em si tão bem estruturado (ou melhor, não-estruturado) que pouca ou nenhuma direção é dada à essas energias - elas fluem e se apresentam de acordo com sua natureza, com o indivíduo sendo um canal. [Observação: isso é o que acontece em uma extensão maior ou menor nos trabalhos externos de um Iniciado/Adepto Externo, que são o ‘componente acausal’ do trabalho.] Assim, o wyrd do indivíduo em alguma extensão direciona e/ou interrompe o fluxo, produzindo determinadas alterações no causal. A natureza dessas mudanças depende desse wyrd. 
          A essência da mágicka - e portanto, da manipulação sinistra - é vislumbrada e aprendida em maior parte pela primeira vez. Isso permite que ambos os componentes causais e acausais das energias acessadas através de um trabalho mágico sejam controlados e manipulados e assim, presenciados no causal, e é isso que caracteriza o Adepto genuíno: o Adepto interno possui a compreensão, e o Mestre/Mestra pode tornar essa compreensão real. 

Tradução: Yogamaya Purnamasi Devi Dasi
Revisão: AShTarot Cognatus

- Ordem dos Nove Ângulos -

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